terça-feira, 8 de agosto de 2017

Centro Histórico de João Pessoa ganha reabertura do antigo prédio do Paraíba Palace Hotel


Registro de 1985 - ano de reaquisição do imóvel
Esta semana foi especial na minha rotina de produção de TV, na qual eu tive a honra de conhecer o empresário Hermano Targino, o visionário responsável pela reestruturação do Paraíba Palace Hotel. A capital paraibana ganha de volta, neste mês do aniversário da cidade de João Pessoa, a reabertura das portas de um dos prédios mais antigos do Centro Histórico da nossa cidade. Localizado no Ponto de Cem Reis -praça que ganhou esse nome por conta do custo da passagem do bondinho na época - o prédio é um rico monumento arquitetônico na art-noveau.
O empresário Hermano investiu no prédio, acreditando no seu potencial e importância para a nossa cidade, revitalizando e conservando o seu valor. Há 32 anos, quando adquiriu o prédio, o empresário o recebeu em ruínas, com todas as instalações deterioradas e boa parte da estrutura comprometida.
"Foram necessários reparos minuciosos, por se tratar de um prédio histórico. Comprei em 1985 e até a reestruturação completa do Paraíba Palace Hotel, foram 3 anos o tempo total da reforma", disse o empresário.
Salão do piso 3 - restaurante
Instalações do Palace Hotel
O Paraíba Palace ficou em situação crítica, sem condições de uso e quase chegou a ser totalmente interditado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Estado da Paraíba (Iphaep), inclusive a parte térrea. O prédio é protegido pelo Governo do Estado desde o ano de 2004.
“O Palace é tombado pelo Iphaep e tivemos que seguir suas exigências, mantendo suas estruturas originais. Toda a restauração que fizemos respeitou todas as exigências do Iphaep", destacou Hermano.
O Paraíba Palace era um dos principais concorrentes do primeiro hotel da cidade, o Hotel Globo - localizado no marco zero da cidade de João Pessoa. Com o tempo, o centro foi repaginado e as habitações migraram para outros pontos da cidade. As casas e antigos prédios foram vendidos, outros transformados em estabelecimentos comerciais, dente outros, que foram abandonados por proprietários. A falta de clientes obrigou o Paraíba Palace Hotel a fechar as portas.
Foto do antigo Clube Havaí - Paraíba Palace Hotel 
O prédio é situado na parte mais nobre da cidade, onde morava pessoas importantíssimas do nosso estado, entre os anos de 1937 à 1960, era considerado o “point” da elite paraibana. Este hotel, nesta época, hospedava pessoas da alta sociedade, políticos nacionais, atletas e artistas da música brasileira. Hermano traz em sua memória um Clube que fez muito sucesso no auge do Palace.
"Nas fotos que fiz quando comprei o prédio, registrei o balcão do antigo Clube Havaí. Fez muito sucesso na época e o salão reuniu muitos nomes importantes do nosso Estado", lembrou Hermano. O clube ficava localizado no primeiro piso do Hotel.
Convite de reabertura do Palace Hotel - Rede Ouro Branco  1988
Reabertura - O Palace Hotel chegou a reabrir suas portas, inaugurado como um shopping popular, que abrigava 100 lojas, nos três pavimentos. Os quatro elevadores e as duas escadas passaram por uma minuciosa manutenção e o shopping passou a funcionar com o aproveitamento total do espaço. O empreendimento não deu muito certo e logo fechou as portas.
Não demorou muito para o prédio ser reaberto novamente. O novo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, percebeu o potencial daquele espaço e investiu em um projeto ousado que objetivou unificar a parte administrativa do Poder Legislativo no Paraíba Palace. A parceria, firmada com o empresário Hermano, trouxe de volta, para nós paraibanos, a alegria de ver este lugar reaberto, na histórica Praça dos Cem Réis.
Antigo piano tocado por artistas e hóspedes
Nos últimos meses, o presidente destacou a economia que será potencializada no centro da cidade além dinamizar o atendimento à população. “O Centro Administrativo vai permitir a devolução de seis prédios alugados, gerando economia, unindo em um único endereço praticamente todas as atividades administrativas da Casa”, explicou Gervásio.
Ainda sobre o Palace, o presidente afirmou que o funcionamento do Centro Administrativo da ALPB no Paraíba Palace, vai valorizar e dinamizar o comércio. “Valorizar o Centro Histórico, a nossa história é muito importante. Além disso, o Centro Administrativo no Paraíba Palace vai fortalecer o comércio da região”, destacou.

Quarto em ruínas do Palace Hotel

O Paraíba Palace, agora novo Centro Administrativo da Assembleia Legislativa, passa a funcionar com a autorização do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura, Secretaria Ambiental e Governo do Estado, a partir desde mês de agosto.
Fiquei emocionado com as memórias do empresário Hermano e acredito que ele merece uma medalha de todos nós paraibanos, por ter acreditado neste espaço que carrega parte da nossa história. Ele faz 81 anos neste dia 9 de agosto de 2017 e ganha de presente, junto com todos nós, pessoenses, a reabertura do nosso Paraíba Palace, antigo e sempre Paraíba Palace Hotel.

Arquivo: as fotos postadas aqui pertencem ao empresário Hermano. Os registros forem feitos através de aparelho celular (Lenovo K6).


Equipe de Jornalismo - TV Assembleia / Produção Mini-DOC - Paraíba Palace Hotel

Um comentário: